INTACOL | “Como alimentar um cavalo para reforçar o Sistema Imunológico?”

Alimentar para reforçar o Sistema Imunológico O medo e a incerteza têm-se espalhado no mundo equestre na sequência de um surto de Herpes Vírus Equino (HVE) que teve início num concurso de Valência, Espanha. Vários foram os casos de cavalos infectados com esta perigosa variante do vírus, resultando em algumas fatalidades e ocorrência de novos …

INTACOL | “Como alimentar um cavalo sénior?”

Alimentar um cavalo sénior Nos últimos anos assistiu-se a um aumento da esperança média de vida do cavalo. Com este aumento, novos desafios surgiram, nomeadamente na manutenção de uma condição corporal adequada, sendo vários os factores que condicionam esta manutenção num cavalo sénior, entre eles: • Eficiência digestiva De uma forma geral, assistimos nos cavalos séniores …

INTACOL | “Como alimentar um cavalo com úlceras?”

Alimentar cavalos com úlceras A Síndrome de Ulceração Gástrica Equina (SUGE) define várias alterações da mucosa esofágica, gástrica ou duodenal, desde a inflamação até à ulceração. Esta síndrome tem sido alvo de uma atenção crescente devido à sua elevada prevalência, particularmente nos cavalos de desporto, e às repercussões sentidas na performance e no bem-estar dos …

INTACOL | “Stress térmico – Quais os sinais e como prevenir?”

Stress térmico As temperaturas elevadas podem apresentar um impacto negativo no bem-estar e performance do cavalo. O cavalo gera calor através: dos diversos processos metabólicos; dos processos fermentativos intestinais; e, da actividade muscular. A dissipação do calor e a termorregulação no cavalo é feita através: da vasodilatação dos vasos cutâneos; da sudação (suor); e, do …

INTACOL | “Estará o meu poldro bem nutrido?”

Necessidades alimentares de poldros A alimentação do poldro inicia-se no útero, pelo que é importante que a égua tenha um regime alimentar equilibrado ao longo de toda a gestação, especialmente no último trimestre (EPOLDRIN | VIT E+), altura em que as suas necessidades nutricionais são acrescidas. Saiba mais sobre as “Necessidades alimentares de éguas” 1. Após …